XCO DIRECT BIKE

domingo, 31 de outubro de 2021
08:00 horas
Loteamento Villas Bosque, bairro Ana Lúcia
domingo, 31 de outubro de 2021
08:00 horas
Loteamento Villas Bosque, bairro Ana Lúcia


Inscrições


REGULAMENTO XCO DIRECT BIKE

 

1.      Apresentação

O XCO DIRECT BIKE será realizado na cidade de Cruz das Almas - Bahia sob organização da equipe Direct Bike, e acontecerá no dia 31 de Outubro de 2021 (domingo), no Loteamento Villas do Bosque, Bairro Ana Lúcia.

A programação completa com o horário e ordem da largada de cada categoria será informado no briefing digital da prova disponibilizado aos atletas na semana que antecederá o evento.

 

2.      PANDEMIA

2.1.            Devido a pandemia em que nos encontramos, este regulamento pode ser alterado a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao realizar sua inscrição você concorda com esta condição e afirma que seguirá, de forma irrestrita, toda orientação de higienização / comportamental passada pela organização do evento. Tais medidas visam a garantia de todos os envolvidos: atletas, organizadores, staffs, prestadores de serviço e a comunidade envolvida de forma direta e indireta ao evento. Tais medidas propostas seguem protocolos estipulados pelas entidades responsáveis pelo combate ao vírus.

 

3.      CATEGORIAS E QUANTIDADE DE VOLTAS

Elite Masculino: 08 Voltas

Junior: 15 a 17 anos: 05 Voltas

Sub 23: 18 a 22 anos: 06 Voltas

Sub 30: 23 a 29 anos: 07 Voltas

Sub 40: 30 a 39 anos: 07 Voltas

Sub 50: 40 a 49 anos: 05 Voltas

Feminino (Idade Livre): 05 Voltas

3.1.            Para efeito das categorias será considerado o ano de nascimento do atleta, não importando o mês de aniversário (ex. Atleta que nasceu dia 31/12/1981, disputará a Sub 50, pois completa 40 anos em 2021)

3.2.            As voltas serão em um circuito de aproximadamente 3km passando por trilhas e um pequeno trecho de estradão.

 

 

4.       INSCRIÇÕES

4.1.            As inscrições acontecem entre 30 de Agosto de 2021 e 23 de Outubro de 2021, ou até fechar o limite de inscritos que são de 100 atletas.

4.2.            As inscrições acontecerão através do site www.tionline.com.br

4.3.            A inscrição custará o valor de R$ 60,00

4.4.            Após a efetivação das inscrições, a organização do evento não reembolsará o valor da inscrição aos participantes que desistirem de participar em hipótese alguma. Somente para pedidos dentro do prazo de 7 dias após a compra online (conforme Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90). A taxa de conveniência (Site de inscrição) não é reembolsável. A inscrição é válida, única e exclusivamente, até a data do evento para a qual foi adquirida. Após essa data a inscrição não terá mais validade, salvo por adiamento da prova por parte da organização do evento.

4.5.            Para os atletas com menos de 18 anos de idade, será obrigatória a apresentação do termo de consentimento na retirado do kit (solicitar modelo com a coordenação) assinado pelos pais ou responsáveis.

 

5.      PREMIAÇÃO

5.1.            Haverá premiação com Troféu do 1º ao 5º de cada categoria.

5.2.            Haverá também a premiação com brindes.

5.3.            A premiação ocorrerá ao final quando a última categoria concluir a prova.

5.4.            Todos os atletas que completarem a prova receberão medalha de participação. Ao final da prova, o participante deverá retirar sua medalha de participação junto a Equipe de Staffs na área de dispersão.

5.5.            Não serão entregues medalhas para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram ou completaram a prova;

5.6.            O atleta que não comparecer ao pódio durante a cerimônia de premiação, poderá perder o direito aos prêmios, conforme determinação da organização da prova.

 

6.      APOIO E ABASTECIMENTO AOS ATLETAS

6.1.            O apoio aos atletas será feito exclusivamente nas áreas demarcadas pela organização. O apoio realizado fora da área demarcada desclassifica o atleta imediatamente. Ao longo do percurso da prova NÃO haverá postos de hidratação, sendo o atleta responsável por sua própria hidratação. A Coordenação disponibilizará um único ponto de hidratação neutro conforme item 6.10

6.2.            O atleta que precisar parar sua bike na área de apoio deverá fazê-lo fora da pista por onde estão passando outros atletas para não atrapalhar.

6.3.            O atleta não pode acessar a área de apoio na contramão da pista, mas ele pode circular dentro da área de apoio na área dos apoiadores, fora da pista.

6.4.            O integrante da equipe de apoio não pode correr ao lado da bicicleta. O apoio se resume em entregar ao atleta o material permitido dentro da área reservada para isso. Caso isso ocorra o atleta poderá ser punido com advertência, multa, ser punido com acréscimo de até 5 minutos no seu tempo ou ser desclassificado.

6.5.            Não é permitido qualquer contato físico entre apoiador e o ciclista

6.6.            A equipe de apoio deverá credenciar os seus integrantes com a organização. Apenas as pessoas credenciadas poderão permanecer na área de apoio (máximo 3 pessoas por equipe e 2 por atleta)

6.7.            Se o atleta participa de uma equipe ele não poderá levar pessoas de apoio dele. Pois, ele já terá à sua disposição as pessoas de apoio da equipe.

6.8.            O apoio mecânico das equipes deve ser feito somente dentro da área de apoio. O reparo mecânico pode ser feito pelo atleta, pela equipe e/ou terceiros credenciados.

6.9.            O reparo mecânico só poderá ser feito fora da área de apoio pelo próprio atleta. Caso o apoio seja feito por outro atleta (entrega de ferramenta ou peça por exemplo), os dois poderão ser desclassificados, punidos com acréscimo de até 10 minutos no tempo final. Para realização desse reparo o atleta precisará deixar a pista livre para passagem dos outros atletas. Caso ele obstrua a passagem ele poderá ser penalizado ou desclassificado da etapa.

6.10.        A organização da prova disponibilizará um ponto de hidratação neutro com uma equipe de apoio

6.11.        Após cada etapa os atletas terão um ponto de hidratação pós-prova com frutas, água mineral e outros itens.

 

7.      PENALIZAÇÕES

7.1.            É obrigatório o uso de capacete durante treinamentos e competição.

7.2.            O atleta que não estiver usando os equipamentos de segurança será desclassificado, mesmo durante os treinos. Não é permitido usar fones de ouvido na pista (treino e prova).

7.3.            Serão desclassificados os atletas que: fornecerem falsas informações, praticarem manobras desleais com outros atletas, tiverem conduta anti-desportiva mesmo não sendo no momento da prova, atalharem por caminhos não permitidos ou pegar carona, trocar de bicicleta ou o atleta não possuir pelo menos um dos números de identificação durante a prova, estar acompanhado por terceiros no percurso (inclusive animais de estimação), dar ou receber manutenção fora dos pontos oficiais de apoio, largar fora da área de sua categoria, desrespeitar membros da organização, tumultuar o trabalho da Organização (desde a inscrição até a premiação).

7.4.            É proibido o trânsito de motos, bicicletas não inscritas e/ou outros veículos de apoio no percurso da prova, sob pena de desclassificação do atleta acompanhado. Somente a organização poderá usar veículos na prova em todo o percurso (motos, quadriciclos, etc.).

7.5.            Se o atleta ou sua equipe de apoio sujar os locais de parada e percurso poderá ser penalizado mesmo durante treinos oficiais e extra-oficiais.

 

8.      INFORMAÇÃO GERAIS

8.1.            Placa de identificação – O atleta deverá permanecer durante toda a corrida com sua placa de identificação, a sua fixação e guarda é de sua inteira responsabilidade e, caso o mesmo deixe-a cair e perder durante a prova o mesmo será desclassificado e retirado da pista.

8.2.            O atleta que chegar atrasado para largada de sua categoria será desclassificado não podendo largar após a largada. Por isso, recomenda-se que os atletas cheguem ao local da prova UMA HORA antes da sua largada.

8.3.            Teremos a disposição ambulância e apoio de socorristas profissionais no circuito.

8.4.            É de inteira responsabilidade dos atletas e do público presente a responsabilidade sob seus pertences, bikes e veículos. Assim como é de inteira responsabilidade de cada um o cuidado e atenção com seus filhos ou menores sob sua responsabilidade. A organização da prova, não tem nenhuma responsabilidade sobre os mesmos.

8.5.            É proibido estacionar os veículos fora das áreas destinadas pela organização da prova.

8.6.            Não será permitida a montagem de stands de lojas que não forem apoiadoras da prova, assim como a venda de equipamentos, suplementos ou qualquer outro item por loja, empresa ou pessoa física que não estiver apoiando a prova.

8.7.            Os stands das empresas, lojas, pessoas físicas e demais apoiadores da prova serão montados em áreas específicas destinadas pela organização da prova.

8.8.            É de responsabilidade de cada atleta a contagem de suas voltas durante a prova. Os fiscais da prova não têm a responsabilidade de informar ao atleta quantas voltas ele já concluiu ou falta concluir.

 

9.      BICICLETAS E EQUIPAMENTOS

9.1.            Será permitido aos ciclistas utilizar apenas uma bicicleta para percorrer o trajeto, independente do tipo ou modelo; - As bicicletas serão movidas exclusivamente pela força individual do atleta em conformidade com os regulamentos da União Ciclística Internacional (Salvo os participantes da categoria e-bike – Bicicletas elétricas).

9.2.            O atleta poderá prosseguir pelo percurso a pé, desde que sua bicicleta esteja presente (carregada, arrastada ou empurrada) pelo próprio atleta. Um atleta separado de sua bicicleta estará proibido de prosseguir pelo percurso da prova;.

9.3.            Reserva-se à organização o direito de vetar qualquer equipamento ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento. Todo equipamento que o atleta utilizará na prova poderá ser checado pela organização momentos antes da largada, e ter seu uso vetado caso seja considerado impróprio ou de risco para participação no evento.

9.4.            Equipamentos proibidos: não será permitida a utilização de bicicletas com força elétrica ou assistida .

9.5.            Não é permitido o uso de auscultadores, fone de ouvidos (headphones)

 

10.  PARTICULARIDADES

10.1.        O (a) atleta que sair do percurso durante a prova por qualquer motivo, deve retornar para o percurso no mesmo ponto onde saiu.

10.2.        Não haverá volta de bonificação para atletas que se acidentarem ou tiverem problemas mecânicos.

10.3.        Atitudes antidesportivas tais como ofensas verbais, agressões entre atletas e/ou para com a organização da prova etc. serão passíveis de desclassificação.

10.4.        É OBRIGATORIO o uso de capacete durante os treinos e durante a competição

10.5.        Proibido o uso de fones de ouvido e câmeras de vídeo pelos atletas durante a competição.

 

11.  SINALIZAÇÃO DA PISTA

11.1.        Teremos fitas “bump” demarcando maior parte da pista, grades, cones, além de placas com setas indicando o caminho e marcações com cal no chão em alguns trechos da pista. O atleta deve estar atento às placas que indicam trechos de risco na pista. As informações técnicas da pista serão apresentadas no congresso técnico (Live) que será divulgada e acontecerá na semana que antecede o evento, através das redes sociais da organizadora Direct Bike.

 

 

 

12.  PUBLICIDADE E USO DE IMAGEM      

12.1.        A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografada. Os atletas que tiverem alguma restrição ao uso de sua imagem deverão fazê-la por escrito antes da prova. Caso contrário, todas as imagens serão tidas como liberadas para qualquer tipo de uso, em qualquer data, sem qualquer compensação financeira ao atleta ou equipes, por tempo indeterminado.

 

13.  DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1.        A organização, os hotéis, prefeitura municipal, proprietário do espaço da prova, os promotores e patrocinadores não se responsabilizam por roubos/furtos e danos de equipamentos e/ou bicicletas ou por qualquer traumatismo e/ou lesões em atletas e assistentes causados por acidentes durante o treinamento ou competição.

13.2.        A organização do evento se reserva no direito de alterar a data e local da realização das provas com 7 dias de antecedência, bem como qualquer outra clausula e/ou condições do presente regulamento com 24 horas de antecedência ficando ajustado que toda a divulgação de eventuais alterações serão feitas através de e-mail, mensagens de celular e nas redes sociais vinculados ao evento.

13.3.        COVID-19 – A prova seguirá rigorosamente os protocolos de segurança sanitária determinados pelos órgãos internacional, nacionais, estaduais e municipais de saúde no enfrentamento a COVID-19.  Todos os atletas e pessoas presentes deverão utilizar máscara facial durante todo o tempo que permanecer no local da prova. Somente os atletas, enquanto estiverem competindo deverão retirar a máscara facial. O distanciamento social também deverá ser respeitado durante toda prova.

13.4.        COVID-19 – A organização da prova se reserva ao direito de poder transferir a data da prova para qualquer outra data em caso de novas normas e protocolos definidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal. Neste caso não haverá devolução do valor da inscrição pago. A inscrição do atleta será transferida automaticamente pra nova data. Caso o atleta ainda assim queira cancelar sua inscrição por motivo maior, ele deverá seguir o especificado nos itens 4.4 deste regulamento assim como a LEI Nº 14.046, DE 24 DE AGOSTO DE 2020 que dispõe sobre o adiamento de eventos no caso de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da Covid-19.

13.5.        Ao efetivar a sua inscrição, o participante declara conhecer e concordar com todos os termos deste regulamento. Também declara estar em dia com rigorosa avaliação médica, gozando de plena saúde, física e mental, estando em plenas condições para sua participação na prova, devidamente treinado, responsabilizando-se por quaisquer eventos relacionados à sua integridade, saúde física e mental. Declara ainda estar ciente dos riscos inerentes a este tipo de evento, inclusive os relativos a quedas, contatos com outros participantes, assalto, furto, efeitos do clima, incluindo alto calor e/ou umidade, condições do circuito e do tráfego, ser sabedor que a equipe médica do evento prestará os primeiros socorros e encaminhará, se necessário, o atleta ao hospital da rede pública mais próximo onde escolhe, de livre e espontânea vontade, ainda sim, participar do mesmo, isentando a Direct bike seu Organizador e seus Patrocinadores e Apoiadores de qualquer responsabilidade.

13.6.        XLVII. As dúvidas ou omissões deste regulamento serão resolvidas pela comissão organizadora, cuja decisão é soberana e irrevogável, não cabendo sobre essa qualquer recurso;

 

Jarbas Queiroz dos Santos

Organizador