2º DESAFIO DE MOUNTAIN BIKE DA 11º REGIÃO DE PM
REGULAMENTO
DO 2º DESAFIO DE MOUNTAIN BIKE DA 11ª REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR
Data da
realização: 25 de Maio de 2025.
Local:
Parque Sagarana, Avenida José Correa Machado NR 1500 - Ibituruna, Monte
Claros/MG.
Horário da
concentração: 06h30min.
Horário da
largada: 07h30min.
1. OBJETIVOS
1.1 Integrar e estreitar os laços entre a PMMG e
a comunidade local e regional do norte de Minas, reforçando os valores e missão
institucionais da Polícia Militar.
1.2 Incentivar a prática da atividade
física para melhorar a saúde e qualidade
de vida dos participantes, sobretudo com o objetivo de prevenir o AVE (
Acidente Vascular Encefálico);
2. DA REALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
2.1 A Polícia Militar de Minas Gerais tem a
missão de promover a paz social e também visa o bem estar da população mineira.
Nesse sentido, a 11ª Região de Polícia Militar completará 45 anos de criação e
de bons serviços prestados à população norte mineira e em comemoração ao
aniversário realiza um evento desportivo denominado Segundo Desafio de Mountain
Bike da 11ª Região de Polícia Militar visando promover o esporte, o bem estar,
a saúde e a proximidade da comunidade com a Polícia Militar, mostrando que segurança
pública também se faz com esporte e lazer.
2.2 O evento ocorrerá no dia 25 de Maio de 2025, domingo, a partir das
06h30min, estando sua realização nesta data sujeita ao número de participantes
inscritos, casos fortuitos ou motivos de força maior.
2.3 O Desafio Mountain Bike da 11ª RPM será
realizada nas seguintes modalidades: Adulto PRÓ/COMPETITIVO (aproximadamente 50
kms), SPORT/CICLOTURISMO (aproximadamente 22 kms) e Kids, podendo participar
atletas de ambos os sexos, regularmente inscritos, de acordo com o Regulamento
da prova.
2.4 O percurso terá a duração máxima de (4 h)
quatro horas, encerrando-se a logística do percurso e da prova. Os atletas que
não completarem a prova dentro do limite de tempo, apenas receberão a medalha
de participação.
2.5 Fica estabelecido que poderá haver
modificações no percurso proposto no ato das inscrições, em razão de motivos de
força maior ou caso fortuito ou na possibilidade de se promover maior segurança
aos participantes.
3. DA PROVA:
3.1 A prova será realizada no dia 25/05/2025 e
terá a concentração para início e término no Parque Sagarana Avenida José Correa Machado NR 1500 - Ibituruna, Monte
Claros/MG.
3.2 A prova será dividida em três categorias:
Adulto PRÓ/COMPETITIVO (aproximadamente 50 kms), SPORT/CICLOTURISMO
(aproximadamente 22 kms) e Kids.
3.3 A competição será cronometrada por uma
empresa especializada e cada atleta receberá uma placa numeral de identificação
da bike e/ou chip para controle e acompanhamento dos participantes, objetivando
segurança e credibilidade ao evento.
3.4 Os percursos serão sinalizados com placas,
cal, faixa, equipe de apoio, além de pontos de controle espalhados no roteiro.
3.5 A prova acontecerá por vias urbanas abertas
ao trânsito normal de veículos e estradas rurais. O competidor deve estar
atento e trafegar sempre em sua mão de direção, bem como observar cruzamentos,
curvas, respeitando as leis de trânsito e orientações dos fiscais de prova.
3.6 Para maior segurança e tranquilidade dos
participantes, ao longo do percurso, haverá equipe de apoio da organização
composta por ambulância, motos, carros e equipe policial militar.
3.7 Orienta-se que havendo algum problema ou
intercorrência durante o percurso, não abandone o roteiro, busque a equipe de
apoio e/ou solicite algum atleta que passe por você que avise alguém da
organização para lhe auxiliar.
4. CATEGORIAS, PREMIAÇÃO E PERCURSOS
4.1 Na modalidade PRO/COMPETITIVO serão chamados
ao pódio os Dez primeiros colocados de cada categoria. ( os atletas serão
premiados com troféus ou medalhas especiais )
4.2 Todos os participantes inscritos receberão
medalha de participação e conclusão do percurso.
4.3 Os mapas com os percursos, distâncias e
especificações serão vinculadas no site/INSTRAGRAM do evento.
4.4 Os cinco primeiros da classificação geral
masculino e da classificação geral feminino do percurso PRO/COMPETITIVO, além
das medalhas e troféus, receberão uma premiação em dinheiro conforme a
classificação.
4.5 Premiações em dinheiro - CLASSIFICAÇÃO GERAL:
MASCULINO
1º Geral R$ 600,00
2º Geral R$ 500,00
3º Geral R$ 400,00
4º Geral R$ 300,00
5º Geral R$ 200,00
FEMININO
1º Geral R$ 600,00
2º Geral R$ 500,00
3º Geral R$ 400,00
4º Geral R$ 300,00
5º Geral R$ 200,00
PERCURSO PRO/COMPETITIVO (50K)
4.6 As categorias masculino são:
Júnior: 15 a 17 anos
Open: 18 a 29 anos
Master A1: 30 a 34 anos
Master A2: 35 a 39 anos
Master B1: 40 a 44 anos
Master B2: 45 a 49 anos
Master C: 50 a 59 anos
Master D: a partir de 60 anos
Peso Pesado: a partir de 18 anos (atletas com
peso superior a 95 Kg)
Segurança Pública
Categoria E-Bike (exclusivamente percurso PRO)
Masculino : serão premiados os (3) três
primeiros colocados,
4.7 As categorias feminino
são:
Júnior: 15 a 17 anos
Open: 18 a 29 anos
Master A: 30 a 39 anos
Master B: 40 a 49 anos
Master C: a partir de 50 anos
Categoria E-Bike (exclusivamente percurso PRO)
Feminino : serão premiados as (3) três primeiros
colocadas,
PERCURSO SPORT/CICLOTURISMO
(22K)
4.8 As categorias são:
Open masculino: a partir de
12 anos
SERÃO OS CINCO (5) PRIMEIROS COLOCADOS COM
MEDALHAS ESPECIAIS
Open feminino: a partir de 12
anos
SERÃO AS CINCO
(5) PRIMEIRAS COLOCADAS COM MEDALHAS ESPECIAIS
CATEGORIA KIDS
4.9 As categorias Kids (masculino ou feminino)
terá apenas medalha de participação para os atletas e serão:
De 04 a 06 anos
De 07 a 11 anos
4.10 A referência para cálculo das idades é o
dia 31/12/2025.
4.11 A premiação em dinheiro descrita fica
condicionada a um número de no mínimo 120 atletas inscritos e pagantes no
evento. (Não serão consideradas cortesias para este cálculo).
4.12 Caso tenha um número inferior de atletas
inscritos, fica reservado à organização do evento, o direito de definir como
será distribuída a premiação em dinheiro.
4.13 Serão convidados para o pódio os 10 dez
primeiros atletas melhores colocados de cada categoria do percurso PRO,
respeitada a cronometragem oficial da prova, bem como o resultado homologado.
Os 3 primeiros colocados receberão
troféus e os demais medalhas especiais.
4.14 O tempo de corte da prova para ambos os
percursos são de 4 (quatro) horas de prova a contar a partir da largada. Os
atletas que não completarem a prova dentro do limite de tempo, não serão
convidados ao pódio, apenas receberão a medalha de participação.
4.15 Na categoria Kids, as crianças receberão
medalhas de participação.
4.16 O atleta deve preencher a categoria na qual
se enquadra no momento da inscrição. OBS
: O ano-base corresponde a idade até 31/12/2025 Não serão aceitas mudanças na
classificação definida.
4.17 Para inscrição da categoria peso pesado é
necessário que o inscrito passe por pesagem no momento da retirada do kit.
4.18 A Comissão Organizadora poderá, a
qualquer momento, alterar as datas e prazos previstos neste regulamento,
ou, ainda, aumentar ou reduzir o número de inscrições, em função de
necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais,
independentemente de aviso prévio.
4.19 Para inscrição na categoria Segurança
Pública, o servidor deverá se enquadrar como integrante de um dos órgãos
previstos nos incisos do art. 144 da Constituição Federal ou nas carreiras que
exercem a função essencial ao alcance dos objetivos elencados no caput do
artigo supracitado, sendo eles: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal,
Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Penal,
Agentes Socioeducativos e Guarda Municipal. Os militares pertencentes às Forças
Armadas também poderão se inscrever na categoria Segurança Pública. Para tanto,
o servidor inscrito na categoria Segurança Pública deverá apresentar sua
identificação funcional na retirada do kit.
4.20 Na modalidade SPORT/CICLOTURISMO serão
chamados ao pódio os CINCO primeiros colocados geral masculino e também os
CINCO primeiros colocados geral feminino que receberão medalhas especiais.
5 INSCRIÇÕES / VALORES:
5.1 As inscrições serão realizadas no site www.tionline.net.br.com.br. A inscrição somente será efetivada quando
confirmado o seu pagamento ou aprovação da compra.
5.2 As inscrições encerram-se no dia 15/05/2025
podendo a organização da prova prorrogar conforme abertura de lote ou quando
atingir o limite máximo de 400 atletas adultos e 50 crianças.
-> CATEGORIA PRÓ/COMPETITIVO: R$ 130,00
-> CATEGORIA SPORT/CICLOTURISMO: R$ 100,00
-> CATEGORIA KIDS: R$ 80,00
5.3 Baseado no Art. 49 do Código de Defesa do
Consumidor, serão aceitos pedidos de estorno e devolução em até 7 dias após a
realização da Inscrição. Não haverá reembolso para o atleta que efetuar sua
inscrição e por qualquer motivo não puder ou não quiser comparecer ao evento.
5.4 No ato da inscrição, ao concordar com o
regulamento (assinatura online) o participante aceita todos os termos do
regulamento e assume total responsabilidade por sua participação no evento.
5.5 A inscrição no evento é pessoal e
intransferível, não podendo, em hipótese alguma, o participante inscrito ser
substituído por outro. O participante que ceder seu número de identificação da
bike para outra pessoa será responsável por qualquer acidente ou dano que este
venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da
organização da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos
envolvidos na prova.
5.6 Os participantes são responsáveis pela
veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude
comprovada, o atleta será desclassificado da prova, sem prejuízo de
responsabilidade criminal ou cível.
5.7 Ao preencher a ficha de inscrição, o atleta
declara que:
a) Disputará a etapa em que está inscrito por
livre e espontânea vontade, isentando de quaisquer responsabilidades os
organizadores, patrocinadores, apoiadores e realizadores, em nome dele (atleta)
e de seus herdeiros, declarando ainda que está saudável e treinou
apropriadamente para a prova;
b) Está ciente que deverá consultar previamente
um médico e/ou professor de Educação Física, especializado em preparação de
atletas para competições;
c) Autoriza o uso de fotografias, filmagens ou
outra gravação contendo imagens de sua participação no evento para finalidades
legítimas de divulgação do evento, através de veículos impressos, televisivos,
internet ou outros meios eletrônicos;
d) Para sua participação, é imprescindível que o
atleta esteja inscrito oficialmente, devendo portar o número de identificação
da bike, de forma visível, preso na frente da bicicleta e chip fornecido pela
organização;
e) Qualquer reclamação sobre o resultado parcial
ou final da competição deverá ser feita por escrito, à comissão organizadora do
evento, em até 15 (quinze) minutos após a divulgação do resultado.
6 DA ENTREGA DE KITS
6.1 Haverá kit para todos atletas inscritos e o
participante fará retirada nos seguintes locais e horários:
Na sede da 11ª RISP, localizada na Av. Maj.
Alexandre Rodrigues, 301 - Ibituruna, Montes Claros - MG, CEP 39401-301, no dia 23 de Maio de 2025 no horário de 16h00min às 20h00min
e no dia 24 de Maio de 2025 no horário de 09h00min às 13h00min.
6.1.1
Até a data de 15 de abril de 2025, o participante inscrito poderá selecionar o
tamanho da camisa (P, M, G, GG) durante o processo de inscrição. A camisa
selecionada estará disponível para retirada junto com o kit do atleta. Após
esta data, todos os participantes inscritos receberão camisas no tamanho
Universal, sem a possibilidade de escolha de tamanho específico.
6.2 Todos os atletas deverão levar o documento
original de identificação com foto ou apresentar sua identificação digital no
momento da retirada do kit atleta.
6.3 Em caso de menores de 18 anos, além do
documento supracitado, será necessária autorização dos pais ou responsáveis
legais com documentação.
b) Os atletas menores de 18 anos só poderão
participar da corrida com autorização por escrito dos pais ou de um responsável
legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de
identidade do participante, que deverá ser entregue à organização, antes da
realização da prova, juntamente com a autorização;
6.4 Para retirar o kit em nome de outro
participante, o representante deverá apresentar o comprovante da inscrição e
documentação da pessoa em nome do representante o qual retirará o kit.
7 CRONOMETRAGEM E PONTOS DE CONTROLE (PC’S) DE
ROTEIRO:
7.1 Além de cronometragem na linha de chegada,
teremos pontos no percurso onde os atletas poderão receber marcação.
7.2 Nos pontos de apoio espalhados ao longo do
percurso, poderá haver distribuição de hidratação e alimentação.
7.3 No percurso da prova, haverá um ponto de
apoio em local a ser definido com alimentação e hidratação e os inscritos
poderão fazer uso deste.
8 RESULTADOS DA PROVA E RECURSOS:
8.1 A classificação não oficial já será
disponibilizada imediatamente após a chegada do competidor em um
televisor/telão posicionado próximo a apuração.
8.2 Tão logo a equipe de cronometragem apure os
resultados finais de cada categoria, os mesmos serão anunciados e afixados para
avaliação dos atletas.
8.3 Recursos serão aceitos durante a prova ou
até 15 minutos após a divulgação do resultado oficial. Passado este prazo, o
mesmo será homologado e divulgado como oficial.
8.4 Somente serão aceitos recursos por escrito
(pegar formulário na Secretaria do Evento) e acompanhados de um depósito de
R$100,00 (cem reais). Caso julgado procedente, o depósito será devolvido ao
atleta recorrente.
8.5 A divulgação oficial do resultado e
classificação será postada no site www.tionline.net.
9 PUBLICIDADE E USO DO DIREITO DE IMAGEM:
9.1 A prova poderá ser gravada em vídeo ou
fotografia. Os atletas que tiverem alguma restrição ao uso de sua imagem,
deverão fazê-la por escrito antes da prova. Caso contrário, todas as imagens
serão consideradas como liberadas para qualquer tipo de uso, em qualquer data,
sem qualquer compensação financeira.
10 PENALIZAÇÕES:
10.1 É obrigatório uso de capacete, camisa,
bermuda/bretelle, sapatilha ou tênis durante a prova. O atleta que não fizer o
uso dos equipamentos de segurança será desclassificado.
10.2 É proibido aos atletas do percurso PRÓ o
uso de: calças, pernito, camisa sem mangas, câmera de vídeo (apenas com
autorização da organização), fones de ouvido, rádio de comunicação durante o
período da competição. Fica vedado o uso do capacete com jugular aberta,
podendo o atleta ser desclassificado.
10.3 Serão desclassificados os atletas que:
fornecerem falsas informações, praticarem manobras desleais, tiverem conduta
antidesportiva (mesmo não sendo no decorrer da prova), atalharem caminhos não
permitidos ou pegar carona, trocar de bicicleta, estar acompanhados por
terceiros no percurso (inclusive animais de estimação), largar fora da área de
sua categoria, desrespeitar membros da organização e tumultuar o trabalho da
organização (desde a inscrição até a premiação). Ainda, não cumprir
rigorosamente o percurso, dificultar a ação de outros concorrentes, chegar sem
o número de identificação, pegar carona de autos, bicicletas e similares,
trocar o número de identificação antes, durante ou depois do evento, encobrir o
número e/ou o nome dos patrocinadores, escapar da saída da prova antes do seu
início oficial, não utilizar o número e/ou chip durante a prova.
10.4 É Proibido o trânsito de motos, bicicletas,
não inscritas ou outros veículos de apoio no percurso da prova, sob pena de
desclassificação do atleta acompanhado.
11 RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES:
11.1 É obrigação do participante da prova ter
conhecimento do percurso, que será divulgado no site oficial do evento.
11.2 A participação do atleta na prova é
estritamente individual sendo proibido o auxílio de terceiros, bem como, o uso
de qualquer recurso tecnológico, sem prévia autorização por escrito dos
organizadores da prova;
11.3 A organização, patrocinadores e apoiadores
não se responsabilizam por roubos/furtos e danos a equipamentos ou bicicletas
ou por qualquer traumatismo ou lesões em atletas em decorrência de treinamento
ou durante a competição.
11.4 A organização poderá fornecer água potável
e alimentação para cada atleta inscrito, em pontos de controle durante o
percurso, mas é de responsabilidade de cada atleta levar toda sua alimentação e
hidratação para esta competição.
11.5 Sugere-se que cada atleta tenha um convênio
médico. Em caso de algum acidente no decorrer da prova, a organização da prova
prestará todo apoio necessário desde o resgate até o encaminhamento do atleta
para um hospital mais próximo. A partir daí, termina a responsabilidade da
organização. Caberá ao atleta arcar com todas as despesas hospitalares, bem
como custear sua reabilitação e medicamentos.
11.6 O participante deve estar ciente de seu
estado de saúde e ao se inscrever, declara estar devidamente capacitado para
sua participação, gozando de saúde perfeita e de haver treinado adequadamente
para esta prova.
11.7 O participante autoriza que, em caso de
emergência, qualquer pessoa qualificada administre o tratamento necessário,
médico e/ou cirúrgico, incluindo a administração de sangue e derivados
sanguíneos.
11.8 O atleta deve notificar imediatamente à
secretaria de prova se vier a abandonar a competição por qualquer motivo. Caso
isso não ocorra, a organização se reserva o direito de promover uma busca
organizada e cobrar desse participante todos os custos que forem gerados por
esta ação.
11.9 O atleta deve acompanhar as comunicações
enviadas por e-mail ao seu endereço eletrônico cadastrado, bem como acessar o
site e/ou INSTRAGRAM do evento para verificar possíveis modificações deste
regulamento, notícias e informações para sua participação no evento.
11.10 Atletas com bicicleta do tipo E-bike
poderão se inscrever apenas no percurso, PRÓ. .
11.11 Ao se inscrever nesta competição, o atleta
deve declarar que leu, entendeu e aceitou todas as normas contidas em seu
regulamento.
12. SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO:
12.1 O atleta que não se apresentar na premiação
poderá ser representado por outra pessoa, desde que avise a organização com
antecedência e preencha o formulário de autorização.
12.2 Será permitido representante na cerimônia
de premiação, desde que devidamente autorizado pelo atleta e avisado à
organização antes do início da cerimônia de premiação.
12.3 Para receber a premiação, ao subir no
pódio, o atleta deverá estar uniformizado,
com calçado fechado.
12.4 Durante a premiação e fotografia oficial,
não será permitido que o atleta suba ao pódio com faixas, banner, bandeiras,
nem com sua bicicleta, assim como fica vedado o acesso de crianças no pódio
durante a cerimônia de premiação.
13 DISPOSIÇÕES FINAIS:
13.1 A organização poderá, a seu critério,
alterar este REGULAMENTO, total ou parcialmente.
13.2 A prova poderá ter seu percurso alterado
inclusive em relação a distância ou ainda, ser adiada em caso de mau tempo
(chuva forte, vendaval, outros), ou caso chova em excesso na semana do evento,
estragando o percurso e prejudicando a integridade física dos participantes. É
de responsabilidade do participante, ver as informações em nossas mídias
sociais e nos e-mails informados nas inscrições. Caso haja mudança, o
participante poderá usar sua inscrição para a nova data. A nova data será
disponibilizada em até 30 dias.
13.3 O Regulamento baseia-se nos regulamentos e
normas da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de
Ciclismo (CBC) e da Federação Mineira de Ciclismo (FMC).
13.4 Os casos omissos neste Regulamento serão
julgados pela Comissão Organizadora do evento.